quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Cinema Brasileiro


A primeira exibição de filmes no Brasil foi em 1896, no Rio de Janeiro. Algum tempo depois já existia até uma sala fixa de cinema, o salão de Novidades Paris.

Os primeiros filmes brasileiros começaram a ser rodados á partir de 1987. O Brasil chegou até ter um dia do cinema, que é 19 de junho.

Com a melhoria do fornecimento de energia elétrica em SP e RJ, o cinema cresceu muito nesses estados. Os primeiros filmes ''posados'' feitos no Brasil era realizado muitas vezes por pequenos proprietários das salas de cinema que viviam ou em SP ou no RJ.
Em 1909 surgem os filmes "cantados", com os atores dublando ao vivo, por trás da tela. O sucesso do sistema resulta na filmagem de muitos musicais.


Fora do eixo Rio, São Paulo, o cinema brasileiro produziu uma série de ciclos de pequena duração, todos com histórias parecidas.

As distribuidoras de filmes norte-americanos no Brasil investem muito dinheiro em publicidade e na aparelhagem de som dos cinemas, e passam a vender seus filmes no sistema de "lote".

Ao contrário do que se esperava, o público brasileiro rapidamente se acostuma a ler legendas. No final dos anos 40 foi construída no Brasil uma produtora no modelo de Hollywood. Depois dessa década o Brasil encontra muitos altos e baixos, até chegar aos dias atuais onde o cinema brasileiro ganha muitos prêmios, evolui a cada dia e não passa muito longe das grandes potências como e EUA e a Índia. Os filmes que mais fazem sucesso no Brasil são aqueles que mostra a realidade da maior parte da nossa população, filmes que relatam fatos e acontecimentos do nosso país.

Nenhum comentário: